Mês Missionário 2020: A vida é missão - "Eis-me aqui, envia-me" Is 8,8

Mês Missionário 2020: A vida é missão - "Eis-me aqui, envia-me" Is 8,8

Fri, 02 Oct 20 Ecclesial Formation

 

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, sempre realizada no mês de outubro, na Igreja de todo ou Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA). Mesmo vivendo uma época diferente, nenhum mundo que passa por uma pandemia que faz relações, em Campanha Missionária em 2020 quer um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária. O tema escolhido "A vida é missão" e o lema "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8) não nos ajuda a nenhum crescimento a partir de consciência missionária.

Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. O Papa Francisco diz que “uma missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arranjar meu coração ”(Alegria do Evangelho, 27). Nós cristãos somos um defensor e cuidar da vida em todas as suas dimensões. Jesus de Nazaré definiu sua ação no mundo como ou Divino Cuidador: "Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo10,10). Esse também deve ser o compromisso de todos os missionários e missionários, pois a vida é missão.

 A vida é o bem fundamental e básico em relação a todos os demais bens e valores da pessoa. Para a ética, a vida é um bem, mais que um valor. Deus, ao contemplar a criação, "viu que tudo foi muito bom" (Gn 1,31). Todo missionário é convidado para educar ou olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo, sabre contemplar ou belo, como designar São Francisco de Assis, encantando-se com as criaturas presentes pelo caminho.

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte fortaliriça de missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.