Posse Canônica de Dom Dirceu

Posse Canônica de Dom Dirceu

Tue, 22 Feb 22 Liturgy

Uma novo capítulo começa a ser escrito na Diocese de Camaçari, com a posse do segundo bispo, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, que aconteceu na Catedral São Thomaz de Cantuária, nesse sábado, dia 19 de fevereiro.
Numa celebração muito significativa Dom João Carlos Petrini transferiu o governo espiscopal para seu sucessor, que durante a homilia falou de Respeito às tradições e história já construída, porque ninguém faz nada sozinho, "Hoje, iniciamos um novo caminho. Deus abre para nós uma nova estrada. Quero trilhar esse caminho com vocês", ele também destacou duas palavras para essa etapa: respeito e corresponsabilidade.
Após a leitura da Letras Apostólicas, aconteceu um dos momentos mais marcantes da celebração, com a transição do governo  pastoral da Diocese de Camaçari, onde o Bispo emérito, Dom João Carlos Petrini, recebeu das mãos do Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, o báculo, sinal visível do pastoreio e entregou-o a Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, convidando-o a sentar-se na Cátedra, sinal do magistério e poder do Pastor da Igreja particular.
Logo em seguida o novo bispo foi acolhido por representantes do clero e ir. Ana como representante das Religiosas. Conforme determina a disciplina canônica para posse de um novo bispo, o Arcebispo Metropolitano, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, pediu que as letras Apostólicas fossem apresentadas ao novo bispo e ao Colégio de Consultores. Nesse momento o Chanceler, Cônego Euclides Moreira, fez a leitura da Bula de nomeação, emitida pelo Papa Francisco, designando Dom Dirceu de Oliveira Medeiros como Bispo da Diocese de Camaçari, enquanto o Diácono Luiz Eduardo apresentou ao Colégio de Consultores e certificou a autenticidade do documento.

Que o Senhor abençoe Dom Dirceu no seu pastoreio e que Virgem  das Candeias o proteja com seu manto Sagrado.