Vie, 10 Dic 21 Lectio Divina - Año C
"Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!". (cf. Fl. 4,4.5).
Neste tempo do Advento a Liturgia nos convida a vivenciarmos um processo de santidade e de conversão com atitudes claras e com tempos definidos.
Na primeira semana fomos convidados a adentramos no processo com o coração Vigilante. Quem ama, espera a pessoa amada com prontidão e confiança de que chegará a qualquer momento. É uma espera cheia de alegria, de certezas, que nos impulsiona a preparar o coração, o ambiente para acolher quem chega;
Na segunda semana o convite era para preparamos o Caminho para o Senhor que vai chegar. Atitudes interiores de conversão e de abertura à graça de Deus que vem ao nosso encontro.
Nesta terceira semana somos surpreendidos pela alegria do encontro entre as pessoas. A alegria é uma virtude e um fruto do Espírito, é dom de Deus. Que perpassa as Escrituras e nos convida a vivermos como verdadeiros cristãos.
Deus anuncia uma grande alegria para todo povo (cf. Lc 2, 8), a alegria do encontro com o Amado (Mt 25,6). Alegria esta que é uma exigência do amor de Deus que nos ordena: Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! (Fil 4,4).
A alegria é o tema fundamental deste terceiro Domingo do Advento, que a antiga liturgia latina chamava de Domingo Gaudete. Quando a esperada vinda está finalmente para se realizar e todos os sinais a confirmam, a esperança e a preparação se transformam em alegria e júbilo. A curto prazo, a perspectiva da vinda transforma-se em antecipação da presença. Por isso o espírito deste domingo é de Alegria, que vem de “Gaudete”, ou seja, “Alegrai-vos” (cf. Fl. 4,4-7).
Pedido da graça
Senhor, quero ser como João Batista: Anunciar o teu Reino, ser o menor e agir com humildade, deixando trilhas que levam a Ti.
Senhor Jesus, concede-nos a graça de exultar cantando alegres,
Por que o Senhor está no meio de nós.
Fixemos o nosso olhar sobre o texto do Evangelho:
O Evangelho de hoje responde à pergunta que normalmente nasce de um coração arrependido e com boa vontade: “O que devo fazer?” Todos devem fazer-se essa pergunta. Mas cabe a cada um corrigir seu próprio caminho para que se encontre pessoalmente com o caminho do Senhor.
A figura de João que se apresenta com humildade e clareza de quem ele é e da sua missão.
“Eu, não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias”.(Jo3,16). João foi o primeiro que exultou de alegria no ventre de sua mãe, quando Maria saudou Isabel, o menino exultou no seu ventre. O encontro das Mães, marcou também o encontro dos Filhos ... João e Jesus. A alegria do encontro no rio Jordão no momento que Jesus se aproxima para ser batizado por João o Batista. Alegria de ser aquele que aponta para os seus discípulos: Eis o Cordeiro de Deus...
Impelidos pelo convite de S. Paulo que hoje tb é dirigido a cada um de nós. Alegrai-vos sempre no Senhor. Alegria essa que vai além da euforia, mas é uma alegria duradoura da presença de Alguém que marca a vida de cada um de nós.
Alegrai-vos ele está bem perto.... Alegrai- vos nos Senhor!
Portanto, deixemo-nos que o Mistério do Deus que se faz pequeno, renove nossas forças e nossa esperança.
O que me tocou?
"Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!". (cf. Fl. 4,4.5).
Meditação
Minha vocação é como aquela de João Batista> aponto caminhos para os que querem seguir a Jesus Cristo?
Quais sentimentos e desejos sinto neste momento da oração?
Oração
Senhor, João Batista ainda hoje nos inspira a abrir caminhos para anunciar o teu Reino de amor e paz.
Benção
O Senhor te abençoe e te guarde. Amem!
O Senhor faça brilhar a sua face sobre te. Amem!
O Senhor se compadeça de ti e te de a sua paz. Amém!