Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Brasil: Gentileza gera gentileza

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Brasil: Gentileza gera gentileza

Sab, 23 Mag 20 Via Ecumenica

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) está chegando. Este ano, ela será celebrada de 24 a 31 de maio e o tema escolhido é a inspiração bíblica contida nos Atos dos Apóstolos 28.2: “Eles nos demonstraram uma benevolência fora do comum”. E o lema é a expressão que se popularizou no Brasil: “Gentileza gera gentileza!”.
A celebração de abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece dia 25 de maio, às 21h, e poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

Em função da pandemia do novo Coronavírus, o Conic informa que as mudanças foram necessárias para que todos e todas celebrem a unidade com segurança. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) integra o Conic por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.


A SOUC 2020 foi preparada pelas Igrejas cristãs em Malta.

O episódio do naufrágio “repropõe o drama da humanidade diante do terrificante poder dos elementos da natureza”, e a capacidade de Paulo de se elevar “como um farol de paz no tumulto”, porque “ele sabe que a sua vida está nas mãos de Deus”. O subsídio coloca em evidência que no naufrágio “pessoas diversas e em desacordo entre elas, desembarcam juntas sãs e salvas”, “abraçadas pelo amor e pela providência de Deus”.

O subsídio repercorre também a situação ecumênica das ilhas de Malta e Gozo: “Embora a população atual, de cerca de 430 mil habitantes, seja na maioria católica, há um significativo número de cristãos de outras tradições. Portanto o ecumenismo não constitui uma experiência nova para a população. A posição de Malta, encruzilhada de civilizações, religiões, comércios e migrações, fez com que seus habitantes sejam particularmente hospitaleiros”.

“Somos coniventes com as forças indiferentes ou acolhemos com humanidade, tornando-nos assim testemunhas da amorosa providência de Deus para com cada pessoa?"... é a pergunta colocada, enquanto se reitera que “a hospitalidade é uma virtude altamente necessária na busca da unidade entre cristãos”.

Ao longo da Semana, serão publicados diversos materiais que servem de inspiração e incentivo à unidade e, no dia 31 de maio, a motivação é que todas as comunidades, independentemente de sua tradição confessional, celebrem o Pentecostes virtualmente, compartilhando nas redes sociais o testemunho público de amor e solidariedade das igrejas em tempos de pandemia. A unidade na diversidade fortalece-nos para ações de gentileza e amor à pessoa próxima.

As reflexões para os oito dias e a celebração serão baseadas no texto de Atos dos Apóstolos. Os temas para os oito dias são:

Dia 1: Reconciliação: esvaziar-se para abraçar plenamente

Dia 2: Iluminação: buscando e apresentando a luz de Cristo

Dia 3: Esperança: renovada pela missão e pela Eucaristia

Dia 4: Confiança: “Não tenhas medo, crê!”

Dia 5: Fortalecimento: partilhando pão para a viagem

Dia 6: Hospitalidade: gentileza fora do comum

Dia 7: Conversão: Mudando nossos corações e mentes

Dia 8: Generosidade: Recebendo e dando

Unidas ao nosso instituto espalhado pelo mundo inteiro e inspirando-nos em nossa Serva de Deus Maddalena Volpato, que doou sua vida por esta causa, seguimos razando: “ Pai, que todos sejam um!” (Jo 17).