Eucaristia: encontro e comunhão com Cristo e com os irmãos

Eucaristia: encontro e comunhão com Cristo e com os irmãos

Mer, 21 Ott 20 Figlie della Chiesa Comunità

Com alegria queremos compartilhar com vocês a Carta Pastoral do nosso Bispo de Leiria-Fátima, o Cardeal António Augusto dos Santos Marto, que tem como título: “A Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e com os irmãos”.

Começa com as palavras de saudação que o sacerdote profere no início da celebração: "O Senhor está convosco", quase para nos exortar a experimentar isso em cada Eucaristia; o Senhor está connosco, ele está entre nós.

Ele também dá a razão pela qual queria dar este título ao presente carta, seguindo a experiência vivida nos encontros anteriores de dois anos com os jovens, onde precisamente ele reconheceu a falta de participação na missa, vivida não como um encontro com o Cristo ressuscitado e comunhão com os irmãos na fé, mas apenas como algo devocional, ou observância de um preceito, sem um feedback significativo na vida.

O Bispo descreve este fato como uma “situação de emergência eucarística”, sublinhando como a pastoral deve fazer-nos descobrir as riquezas e beleza da celebração eucarística; do seu conteúdo, que dá plenitude à vida cristã e, portanto, da Igreja.

Desenvolvendo seu pensamento, ele também destaca como tudo deve começar do coração, interiorizar o que é vivido na celebração. É uma chamada forte, um convite para atualize as palavras que ouvimos e as que pronunciamos nas várias respostas, como o Amém que dizemos quando recebemos Jesus.

É um Amém que compromete toda a nossa existência para tornar nossa a vida de Jesus, um viver como Ele, com Ele, para Ele. A comunhão não é uma ação privada, é uma assumir a consciência de estar em comunhão com todo o Corpo Místico.

A comunhão, que é um dom de Cristo, gera e vivifica a comunhão fraterna, faz de nós um corpo em Cristo. Desta comunhão floresce a missão, que é precisamente a alegria de dar a conhecer, de anunciar que o Senhor ressuscitou. Não há missa sem missão.

Parece apropriado aqui adicionar uma referência à figura de Carlo Acutis, jovem recém-beatificado, que cumpre com o seu amor pela Eucaristia descobrir, através das redes sociais, a força da Presença de Jesus na Eucaristia e a alegria de uma vida vivida no desejo de levar a todos a certeza de um Deus que nos ama e quer morar connosco, entre nós.

Irmãs de “Stella Matutina” Fátima