Solenidade de Corpus Christi

Solenidade de Corpus Christi

Gio, 31 Mag 18 Liturgia

Hoje 31 de Maio segunda quinta feira depois de Pentescostes a Igreja no Brasil celebra a Solenidade de Corpus Chisti. A Festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Nessa festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda vida cristã. Nela, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

É uma solenidade que é significante para nós Filhas da Igreja, porque foi no dia desta solenidade que a Madre Maria Oliva recebe a fulguração. 

Em 22 de maio de 1913, Festa de Corpus Christi, María Oliva decidiu participar da procissão eucarística. Ela mesma narra o evento assim: "Eu tinha vinte anos quando, por ocasião da festa de Corpus Christi, senti o desejo de participar da procissão, mas o simples fato de pensar que eu tinha que enfrentar o ridículo de certas pessoas impediu-me de fazê-lo, meu amor próprio não queria, absolutamente, que eu participe. Poucas pessoas participaram da procissão e aqueles que participaram foram designados como "abençoados". Chegamos à praça "Giorgione". Lá o Senhor estava esperando por mim para me pagar como Senhor. Quando o sacerdote levantou o Santo Anfitrião para abençoar, eu não sei...: Eu entendi Jesus, tive uma idéia muito clara do Corpo Místico, me senti transformada, o céu estava tudo em mim, as coisas da terra pareciam tristes e vaidade tudo o que não pertencia a Deus. Voltei para casa sentindo-me outra. Antes de remover meu véu, escrevi no meu diário que me tornaria religiosa".