Batismo do Senhor

Batismo do Senhor

Sab, 08 Gen 22 Lectio Divina - Anno C

O Batismo é o sacramento que nos insere na vida eclesial do seguimento à Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor! Uma vez batizados, devemos continuar nossa constante participação na vida da Igreja, Comunidade Missionária, conforme o desejo do seu Fundador! Por isso mesmo somos ainda Comunidade de Irmãos!

Is 42, 1-4.6-7 E essas realidades eclesiais somente podem ser vivenciadas e testemunhadas através do Serviço. Para isso fomos eleitos... E o próprio Jesus Cristo sendo batizado pelo profeta João Batista, também assumiu essa tarefa de Servo do Senhor. Colocando-se inteiramente a sua vida a disposição do Projeto Salvífico de Deus. Por excelência ele é o Servo que nos conduz para essa tarefa, colocando a nossa vida a disposição da Salvação, que se realiza ainda hoje em nosso meio, através da vivencia e do testemunho que possamos dar de Jesus Cristo.

Sl 28 E para que isso aconteça hoje, necessário se faz acreditarmos na presença de Deus entre nós, assim como na presença do seu Enviado Jesus Cristo. Por isso aclamamos: “Que o Senhor abençoe, com paz, o seu povo!” E essa aclamação é seguida da experiência que podemos fazer das manifestações de Deus em nossa vida e na historia da humanidade, hoje, agora!

At 10, 34-38  E isso acontece no decorrer da história, desde as origens da Igreja de Jesus Cristo! Sempre devemos ter a consciência de que Jesus é o Senhor! E o acontecido com Ele, como ação do amor de Deus, continua se atualizando em cada lugar onde a Igreja Missionária, anuncia e testemunha o Evangelho da Salvação. Somos cristãos e também fomos ungidos para essa missão que não tem fim, nem lugar para acontecer. E aqui vale lembrar a ação de Jesus Cristo, que “andou por toda parte, fazendo o bem...” Devemos também como Igreja Enviada, irmos até os “confins da terra!”

Lc 3, 15-16.21-22 - Por isso não podemos ter dúvida da presença e da ação de Jesus Cristo entre nós! E o Batismo é o sacramento que nos introduzindo na Igreja, faz com que sejamos humildes seguidores d’Ele, que é o nosso Senhor e Mestre. Como João Batista, devemos repetir e proclamar cada dia: “Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias.” Sejamos por isso mesmo em vista do nosso Batismo, seguidores e servos de Jesus Cristo. Assim sendo seremos fiéis ao seu mandato sendo também Igreja Peregrina e Serva!

Pe. Laudelino José Neto (Diocese de Ilhéus)