Dom, 28 Apr 19 Vita di istituto
Nós, Irmãs Filhas da Igreja, sentimos uma grande alegria ao ver nossa irmã Maria Eunice JE emitindo os seus Votos Perpétuos e se entregando totalmente ao Senhor na Vida Religiosa, segundo as nossas Regras.
No dia 29 de abril de 2019 às 10:00 da manhã na Paroquia de São Francisco de Assis, a juniorista, Ir. Maria Eunice emitiu os seus votos Perpétuos. A celebração solene aconteceu no Domingo da Misericordia; foi presidida pelo bispo da Diocese de Estância, Dom Giovanni Crippa e concelebrada pelo pároco e demais sacerdotes. Na homília, Dom Giovanni, reforçou como esta cerimônia é cada vez mais rara e se torna um grande sinal nesta sociedade cada vez mais egocêntrica e indiferente para com Deus. É inegável o testemunho desta jovem que reafirma sua entrega à Deus, na vida comunitária de trabalho e oração, numa progressiva caminhada de santidade.
Ainda em sua homilia ele disse a assembleia: “Este é o sinal da entrega sem reservas, ao único e eterno esposo, Jesus”. A vida da religiosa deve ter a marca do amor e da entrega sem reserva. O itinerário da vida de uma consagrada está na profunda comunhão com Deus na observância livre dos Conselhos Evangélicos, a saber: a Pobreza, a Obediência e a Castidade. Estes conselhos têm sua origem divina, mais exatamente, cristológica, pois estão fundamentados nas palavras e exemplos do Senhor Jesus.
Numa sociedade marcada pela busca extravagante do prazer e de uma vida sem regras e sem limites, marcadamente hedonista e relativista, a religiosa de hoje representa contradição e profetismo. Ser de Deus tornou-se um dos maiores imperativos proféticos de nossos dias. Deus não é um peso e muito menos tira nossa liberdade ou nos oprime; pois somente Ele é capaz de nos proporcionar a verdadeira liberdade e a segurança interior.